Dia: 1 de julho de 2020

7 dicas para manter uma boa reputação financeira

Manter uma boa reputação financeira é vital para acessar o crédito e outros serviços bancários. Um bom histórico de crédito é, praticamente, a sua carta de entrada para o mundo financeiro, porque, de certa forma, é o indicador que mostra o quanto você é confiável e, com base nisso, os bancos decidem, por um lado, emprestar-lhe dinheiro ou não e Por outro lado, quanto.

Para entender melhor, pode-se usar uma metáfora. A reputação financeira é muito semelhante à digital: uma vez que uma falha é cometida, ela continua a existir no sistema e é muito difícil, se não praticamente impossível, se livrar dela.

Por esse e outros motivos, é essencial manter uma reputação com classificações positivas. A primeira coisa que você pode fazer para colocar essa imagem no caminho certo é interessar-se pela sua educação financeira e pela da sua família.

Conhecer o sistema bancário, entender alguns processos e familiarizar-se com alguns termos técnicos permitirá entender muitos elementos no presente e no futuro que ajudarão você a não perder o controle de crédito, poupança e investimentos.

Aqui estão algumas recomendações que podem ajudá-lo a manter uma boa reputação financeira e, ao mesmo tempo, não perder dinheiro.

Lembrando que se você tiver com score baixo, você pode adquirir o guia do score alto e aprender as técnicas para aumentar seu score e melhorar sua reputação.

Não gaste mais do que você gasta:

A primeira coisa a fazer é uma lista de suas receitas e despesas. Na receita, conte o seu salário, o dinheiro que você paga por honorários, os dividendos de alguns investimentos e se você receber arrendamentos.

Em termos de despesas, o convite deve ser detalhado, incluir despesas fixas e não deixar de fora nem o valor de um táxi na sexta-feira após a rumba. Assim, você pode entender quanto ganha mensalmente e compará-lo com o que gasta. Pode levar surpresas.

Verifique sua capacidade de pagamento:

Depois de ter uma ideia clara de como suas finanças se movimentam todos os meses, verifique muito bem quanto dinheiro resta, essa é a chave para saber se você pode ou não pedir um empréstimo e, também, tomar uma decisão de investir e Economizar.

Depois de analisar esse número, lembre-se de que, se você se endividar, é crucial que você possa pagar.

Disciplina nos pagamentos:

Seja cumprido e pague no prazo. Quando você fica para trás em parcelas, os problemas começam: pagar duas parcelas sempre será mais difícil do que cancelar uma, não permita que haja um efeito de bola de neve. Lembre-se de que pagar a tempo é definitivamente sua carta de apresentação financeira.

A falta de pagamento no prazo não apenas gera cobranças e cobranças de juros excessivas, mas também pode ofuscar seu histórico de crédito, impedindo que você acesse empréstimos para assuntos realmente importantes em sua economia.

Verifique a qualidade de suas dívidas:

Existem dívidas que têm uma razão de ser e outras, ao contrário, podem ser vistas como um capricho. Antes de passar o cartão de crédito ou tomar um empréstimo, pense na qualidade da dívida: você está estudando?

Estamos falando de uma dívida que é “boa”. Você compra uma televisão? Pense no quanto você precisa e se realmente precisa pedir um empréstimo para obtê-lo, esses tipos de dívidas são o que chamamos de dívidas “ruins”.

Cuidado com os custos ocultos:

Cartões de crédito e empréstimos têm cobranças que não são óbvias. Leia muito bem cada vez que assinar um documento e pergunte muito bem o que há nas letras miúdas.

Inclua, além da taxa mensal, valores como seguros cobrados pelos bancos ou taxas pelo manuseio de produtos financeiros.

Seja muito claro sobre sua renda real :

A fonte de sua renda é apenas seu salário? Quanto você realmente ganha mês a mês? Evite fazer contas felizes com dinheiro extra, bônus, pagamentos de pessoas ou entidades que lhe devem dinheiro.

Coloque os pés no chão e verifique muito bem o que você realmente tem e não gaste o dinheiro que acha que vai chegar até você.

Verifique periodicamente seu histórico de crédito:

Atualmente, os usuários financeiros têm várias ferramentas disponíveis para rastrear em bancos de dados como o Data crédito qual é o histórico de crédito.

Verifique periodicamente sua pontuação nessas plataformas. Isso também permitirá gerar ações diferentes e reagir dentro do prazo, pensando em melhorar sua pontuação de crédito, apagar as dívidas canceladas e até criar planos de poupança e gastos.

Por fim, manter uma boa reputação financeira é tão importante quanto garantir uma renda que permita manter o estilo de vida que você considerou ou que pode ocorrer.

Isso o acompanha e é a sua carta de entrada para o mundo financeiro, algo que para muitos é vital. Não poder acessar o sistema de crédito é quase o equivalente a perder o emprego, uma vez que a conquista de metas e a resolução de necessidades básicas, como transporte ou moradia, dependem diretamente dele.

Portanto, comece a trabalhar, siga as recomendações, assuma o controle, preocupe-se com sua alfabetização financeira e comece a acompanhar suas contas.

Mas, mais importante, fique muito claro até que ponto você pode se endividar, pois isso poupará dores de cabeça e permitirá que você acesse crédito quando for realmente necessário.